Brasil vence Chile pela rodada de abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo

Foi um ótimo programa para à sexta-feira à noite, não faltaram expectativas para a estreia do Brasil nas Eliminatóias da Copa do Mundo de basquete. Como havíamos dito, a FIBA adotou um novo formato de competição, no mesmo modelo do futebol. Aleksander Petrovic também debutava como treinador da seleção e ainda tivemos o retorno de Anderson Varejão, que não defendia a equipe desde o Mundial da Espanha, em 2014.

O Chile começou a partida abrindo 3 a 0, com uma bandeja e um lance livre depois da falta. A resposta brasileira já veio logo no ataque seguinte com uma cesta de três de Lucas Dias. Depois disso o Brasil estacionou e viu o Chile abrir 8 a 3. Faltando cinco minutos para o final do quarto, a seleção verde e amarela já havia virado o marcador para 9 a 8. Os dois times estavam se estudando ainda, e um destaque foi o entrosamento de Yago e Lucas Dias, a dupla do Paulistano começou a partida como titular. No último segundo, o jogador Marechal acertou um arremesso longo de três pontos e colocou o Chile apenas três pontos atrás do placar. O técnico Petrovic fez a sua primeira substituição faltando 1:28 para o fim do quarto, Lucas Mariano e Hettsheimer entraram nos lugar de Varejão e Lucas Dias. Brasil venceu o primeiro quarto por 15 a 12.

(Foto: Fiba/Divulgação)

Para abrir o segundo período, Rafael Hettsheimer colocou uma bola de três pontos. O Chile correu atrás e encostou no marcador, porém no lance que daria o empate aos chilenos, o jogador Follert errou uma bandeja sozinho. Isso foi o estopim para reacender a seleção brasileira que abriu 27 a 19 na sequência. Alex jogou muito bem e deu uma enterrada fenomenal no quarto que teve números finais de 37 a 28 para o Brasil.

Voltando do intervalo, ninguém tirou o pé do acelerador, Varejão parecia bem fisicamente e pegava alguns rebotes no tábua ofensiva, que foram convertidas em pontos de segunda chance. O Brasil abriu 18 pontos de vantagem, colocou 56 a 38 no placar, mas o Chile não desistia, foi quando a torcida veio para o jogo. Com um público de 3500 torcedores, os chilenos empurravam os donos da casa. O Brasil terminou o quarto vencendo por 62 a 47.

(Foto: Fiba/Divulgação)

Com menos de dois minutos jogados no último período, a seleção de Petrovic abriu 70 a 49, Alex mais uma vez teve um destaque espetacular. Lucas Mariano entrou muito bem na partida também. Na metade do quarto, o árbitro deu uma falta técnica em Ricardo Fischer, os chilenos se empolgaram e diminuíram a diferença. A seleção chilena ressurgiu na partida e abaixou a diferença para onze pontos, faltando um minuto para o final. O Brasil conseguiu controlar o relógio e confirmou a vitória por 86 a 73.

Alex foi o cestinha do Brasil com 14 pontos. Léo Meindl, Varejão e Lucas Dias contribuíram com mais 11. Na equipe chilena, o destaque foi Herrara, com 15 pontos.

O Brasil volta a jogar pelas Eliminatórias na próxima segunda-feira (27), às 20h30, contra a seleção da Venezuela na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.

Confira os melhores momentos da partida entre Brasil e Chile abaixo:

%d blogueiros gostam disto: