Alterações para o Draft

O comissário da NBA, Adam Silver e o diretor da Associação Nacional de Jogadores de Basquete, Michele Roberts, reuniram-se com a nova Comissão de Basquete Universitário na quinta-feira, como foi noticiado por Adrian Wojnarowski.

Durante a reunião em Washington, Silver e Roberts apresentaram questões que eles acreditam estar enfrentando com relação ao esporte, para a recém criada comissão (um mês), depois da investigação do FBI sobre corrupção e suborno no basquete universitário. 

Entre as questões apontadas está a regra one-and-done, que exige que os jogadores estabelecidos nos Estados Unidos, só possam se candidatar ao Draft após um ano de conclusão do Ensino Médio. A nova comissão, presidida pela ex-secretária de estado, Condoleezza Rice, afirma que essa regra deve ser alterada, no entanto, ela deve ser coletivamente negociada entre a NBA e a associação de jogadores.

Em maio Silver disse que estava repensando sua posição sobre a regra. Como fã do basquete universitário, o comissário está preocupado com o fato dos jogadores permanecerem apenas um ano na universidade e não terem uma experiência acadêmica adequada, já que a maioria tem aspirações a NBA e normalmente deixa a faculdade quando sua equipe é eliminada da NCAA.

Para que a regra seja alterada, o sindicato teria de concordar com a alteração para permanência de dois anos na faculdade antes de ser elegível para o Draft. O CBA de 2006 proibiu que jogadores saíssem diretamente do ensino médio para a NBA, o último atleta que fez isso foi Amir Johnson, atualmente nos Sixers, foi selecionado na 56° posição em 2005.

É uma pequena alteração que pode fazer muita diferença, por um lado pode ser ruim pros atletas que querem entrar logo na liga, novos (19,20 anos) e que não tem muitas pretensões na vida além de serem atletas profissionais. Por outro pode ser ainda melhor para os mesmos, se aplicada a alteração eles teriam mais um ano de preparação para entrar mais bem treinados e maduros na liga. Vamos ficar de olho nas próximas movimentações.

%d blogueiros gostam disto: