Europeu de clubes da FIBA chega aos playoffs e celebra sucesso nas redes sociais

Nesta terça-feira começaram os playoffs da Basketball Champions League, torneio criado pela FIBA inicialmente para enfrentar a poderosa Euroliga, mas que se tornou uma espécie de “Copa Sul-Americana” do basquete europeu. O mata-mata começou com a vitória do Aris Tessalônia (GRE) sobre o Strasbourg (FRA) por 71 a 52 (21 pontos de Will Cummings) e o triunfo do Ventpils (LAT) sobre os italianos do Umana Reyer Veneza (74-67). Outros seis jogos encerram hoje os “jogos de ida”. A volta acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro. Em sua primeira edição, os organizadores comemoram números expressivos de engajamento do público nas suas redes sociais.

Desde a fase regular da competição, que começou em outubro, até agora, o número de seguidores em todos os perfis do campeonato (Facebook, Twitter e Instagram) cresceu 2179%, chegando a quase 450 mil pessoas. Apenas em sua Fan Page, foram mais de 350 mil seguidores a mais em quatro meses. “Estamos impressionados e satisfeitos com esses indicadores e eles validam o tremendo alcançe da hashtag #BasketballCL, o que nos motiva a continuar na mesma direção”, disse Patrck Comninos, CEO do torneio. Até aqui, foram 13 milhões de vídeos vistos e duas milhões de visitas no site oficial. Abaixo os números detalhados publicados pela organização.

FIBA divulgou aumento de 2 mil por cento no número de seguidores em suas redes sociais

JOGOS REALIZADOS

Aris Tessalônica (GRE) 71 x 52 SIG Strasbourg (FRA)

Com 21 pontos e cinco assistências, o armador americano Will Cummings foi decisivo no jogo disputada na Nick Galis Hall. Auxiliado por Justin Jackson, que quase descola um double-double (9pts, 8reb) sem errar um arremesso de quadra, o gringo liderou o domínio completo dos gregos sobre os franceses. Os visitantes foram estrangulados pela defesa grega, que conseguiu 16 roubos de bola na partida, forçando o Strasbourg a cometer 26 turnovers. Quem passar do confronto enfrenta o Lyon (FRA) nas oitavas.

Desde os primeiros minutos, os franceses foram amassados. Passaram seis minutos com apenas dois pontos e o Aris venceu o primeiro quarto por 19 a 8. Os gregos foram aos vestiários com 10 pontos de vantagem e ampliaram para 19 pr1essionando a quadra toda os visitantes. Além dos destaques já citados, Vlado Jankovic contribuiu com mais 13 pontos para uma margem muito boa para o jogo de volta, dia 21, na Alsácia.

Ventspils (LAT) 74-67 Umana Reyer Veneza (ITA)

Depois de ter levado uma sacudida na última rodada da temporada regular, contra o PAOK (GRE), os letões deram a volta por cima no Centro Olímpico de Ventspils. Triunfo com uma grande participação do técnico Karlis Muiznieks, que retomou o comando do time em 31 de janeiro, após ficar três semanas se recuperando de um problema de saúde. A colocação do ala Maris Gulbis, de 31 anos, no último período, foi decisivo com seus arremessos de longa distância. Foi dele a cesta que colocou o time da casa em vantagem de 60-59 faltando quatro minutos para o final. 

Com 12 pontos e sete rebotes, Gulbis foi o jogador com mais valoração no jogo (+15). “Ele superou a si mesmo hoje. Foi agressivo tanto na defesa quanto no ataque. Como um atleta novo na casa ainda precisa de adaptações, mas me senti orgulhoso dele hoje”, disse o treinador após o jogo. O Ventspils fez 87.5% dos seus arremessos no jogo (14 de 16). No último período, os italianos foram superados em 27-15 na parcial. Willie Deane foi o cestinha do jogo, com 16 pontos. O jogo de volta acontece dia 22 de fevereiro, em Veneza. O vencedor do confronto enfrenta o Sidigas Avelino (ITA) nas oitavas de final.

JOGOS QUE FALTAM:

Avtodor Saratov (RUS) vs EWE Baskets Oldenburg (GER)

Juventus Utena (LTU) vs AEK (GRE)

PAOK (GRE) vs Partizan (SRB)

Fraport Skyliners Frankfurt (GER) vs Pinar Parsiyaka (TUR)

Maccabi Rand Media (ISR) vs MHP Riesen Ludwigsburg (GER)

Dinamo Sassari (ITA) vs CEZ Nymburg (CZE)

%d blogueiros gostam disto: