FIBA suspende CBB

⁠⁠⁠⁠ ⁠⁠⁠Após reunião de seu Conselho Executivo nesta segunda-feira (14), em Mies, na Suíça, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou a decisão de suspender a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) por tempo indeterminado.
Segundo comunicado da Fiba em seu site, o Comitê Executivo reconheceu que, apesar da flexibilidade e suporte concedidos antes dos Jogos Olímpicos de 2016, a Confederação não vem cumprindo com suas obrigações com um membro nacional da federação internacional e precisa passar por uma reestruturação. Quatro pontos foram tidos como fundamentais na decisão da Fiba. O principal foi a não participação das seleções em torneios de 3×3 e de campeonatos continentais de categorias de base. Neste ponto, ainda foi destacado o cancelamento de competições para jovens e o cancelamento de um evento da 3×3 World Tour que deveria ter acontecido no Rio de Janeiro.
A Fiba também citou a falta de controle sobre o basquete no país, com intervenção de terceiros na escolha e no financiamento de seleções. Além disso, a federação criticou a situação financeira da CBB, que não permitiu pagamento de dívidas, mesmo com prazos estendidos, e a falta de um plano para reforma antes da próxima eleição da presidência, que acontecerá em março de 2017. O Comitê Executivo ainda reforçou a necessidade de que a CBB colabore com a força-tarefa estabelecida pela Fiba no Brasil para que os problemas internos da confederação sejam resolvidos. A situação da CBB será revisitada pela diretoria da Fiba em sua próxima reunião, em janeiro de 2017.
⁠⁠⁠⁠

%d blogueiros gostam disto: