Análise da 2ª Rodada dos Playoffs – Mercury vs Liberty

A oitava classificada Phoenix Mercury derrotou a quinta Indiana Fever por 89-78, na quarta-feira no jogo da 1ª rodada dos playoffs. Agora o Mercury tem um confronto com a terceira colocada New York Liberty, no sábado, 24 de setembro.

O Liberty ganhou um bye na primeira rodada e o direito de sediar a partida contra a equipe vencedora da primeira rodada. Embora o Mercury tenha sido a ultima equipe a conquistar uma vaga nos playoffs, elas são uma equipe perigosa e carregada de um talento que fez com elas vencessem o Fever. Em sua vitória sobre Indiana, o Mercury teve um ataque de equilíbrio com Diana Taurasi liderando cinco jogadoras com duplos dígitos. Brittney Griner acrescentou 18 pontos e nove rebotes e DeWanna Bonner tinha 18 vindo do banco.

Enquanto isso, o Liberty encerrou a temporada regular em uma série de derrotas em três jogos e saiu com o registro de 3-5 após a pausa olímpica. A equipe de New York teve uma semana de folga para se preparar para este jogo de vida ou morte, que será disputado no Madison Square Garden, onde o Liberty teve o registro de 10-7 nesta temporada.

Série na Temporada Regular
Enquanto a equipe de New York ganhou a série na temporada regular contra o Phoenix por 2-1, as equipes dividir seus resultados nos dois jogos no Madison Square Garden. O Mercury teve um registro de 5-12 na estrada durante a temporada regular, mas foram capazes de irem a Indianópolis e derrotar a Fever.
O Liberty tem a vitória mais recente entre as duas equipas, uma vitória por 92-70 em New York em setembro 3. Em três jogos contra o Mercury nesta temporada, o Liberty teve média de 96,0 pontos, bem acima da equipe de Phoenix com 81,7 pontos por média de jogo. O Mercury tem média de 87,3 pontos contra o Liberty nesta temporada, que é quase três pontos melhor do que a equipe de New York com 84,6 média da estação.

Estas duas equipes se encontraram apenas uma vez em playoffs anterior, na temporada inaugural da liga. Em semifinais em eliminatória simples, o Liberty derrotou o Mercury por 59-41, para avançar para o primeiro jogo do campeonato. É seguro assumir que o jogo deste ano terá muito mais pontuação do que o de 1997.

26 de junho em New York –  Mercury 104-97 Liberty

1 de Julho, Phoenix – Liberty 99-88 Mercury

03 de setembro em New York – Liberty 92-70 Mercury

Confronto para se dar atenção: Tina Charles vs. Brittney Griner
Mantenha seus olhos na batalha entre Tina Charles do Liberty e de Brittney Griner do Mercury. As companheiras de equipe dos EUA são duas das presenças mais dinâmicas da WNBA e afetam o jogo em ambas as extremidades da quadra.

Charles é um das principais candidatas a MVP depois de se tornar a terceira jogadora na história da WNBA em liderar a liga em pontuação (21,5 ppg) e rebotes (9,9) na mesma temporada, juntando-se a Chamique Holdsclaw e Lauren Jackson.

Poucas jogadoras são convidadas a participar pela equipe do que Charles, que tem a segunda maior taxa de utilização no campeonato (30,7%), ela usa quase um terço de todos os ataques do Liberty enquanto ela está em quadra. Griner faz parte de um ataque mais equilibrado, usando apenas 21,6% das posses do Phoenix, em segundo lugar depois de Taurasi com 28,1%.

Mesmo Griner sendo eleita Defensive Player of the Year em cada uma das duas últimas temporadas, ela nesta temporada não foi capaz de parar Charles. A principal jogadora do Liberty tem uma média de 26,6 pontos e 11,0 rebotes em três jogos contra o Phoenix nesta temporada. Enquanto isso, Griner tem uma média de apenas 10,0 pontos, 5,6 rebotes e 2,0 bloqueios contra o Liberty, números que estão bem abaixo de suas médias na temporada.

Mas mantenha a mente aberta, Griner tem estado no seu melhor desde a pausa Olímpica. Em seus 10 jogos desde que voltou do Rio 2016, Griner esta em sétimo lugar em pontuação na liga (17,0), nono em rebotes (7,6) e em primeiro em bloquear (3.4). Charles apareceu em sete dos oito jogos de New York após o intervalo e teve uma média de 22,0 pontos e 10,9 rebotes, ocupando o terceiro lugar e primeiro lugar, respectivamente.

%d blogueiros gostam disto: