Celtics: Draft ou playoffs? Eis a questão

Brooklyn Nets v Boston Celtics

 

Antes mesmo da temporada começar, publiquei aqui uma análise sobre a possibilidade de o Celtics se classificar aos playoffs, admito até que fui extremamente clubista e me deixei levar pela emoção de torcedor, afinal não é de se esperar que um time com Rajon Rondo vá tão mal, vendo tantas outras equipes fracas, até mais fracas que o Celtics, porém, tudo aconteceu de forma mais rápida que o esperado. Danny Ainge, surpreendeu, ou não, à todos os torcedores, ao trocar Rondo com o Mavericks. Fui um dos defensores de Ainge naquela época em que tanto foi julgado, acreditando que ele sabia o que estava fazendo. Ainda tenho confiança em seu trabalho, e é fato que ele não quer montar um time para levantar um troféu para ser desmontado na temporada seguinte, Ainge pensa no trabalho à longo prazo, quer montar uma base que domine a liga por alguns anos.

O que vem acontecendo à franquia de Boston, é mais do que aquele torcedor otimista esperava. Temos visto uma evolução muito rápida, acompanhada de acertos espetaculares de Ainge, calando muitos críticos. Os reforços Jae Crowder, que tem sido importante defensivamente, e principalmente, Isaiah Thomas, que ao meu ver, fará história lá em Boston, e tem sido decisivo, em seus primeiros 5 jogos pela franquia, marcou um total de 109 pontos, números sensacionais, tendo em vista que só Ray Allen e Kevin Garnett marcaram mais em seus 5 primeiros jogos pelo Celtics, com 113 pontos cada um. Mas vamos ao que interessa, o assunto principal, ir ou não aos playoffs.

Eis aqui o que penso disso: O time tem feito mais do que se espera de uma franquia em tank, ganhamos jogos importantes, alguns de equipes favoritas ao título, perdemos muito, sim, mas vendemos caro cada derrota, aliás, foram poucos os jogos em que fomos atropelados. Temos visto um jogo coletivo interessante, os jogadores novos têm mostrado grande amadurecimento e talvez seja a fase final de nossa reconstrução. Ir aos playoffs seria muito interessante para todos, para os jogadores que teriam essa experiência, principalmente para os novos jogadores, fortaleceria ainda mais a base desse time, e com certeza, faria a franquia bem mais atraente para os free agents.

Tenho boas expectativas, e principalmente, expectativas realistas, ver o que Thomas vem jogando, deixa qualquer torcedor muito empolgado, buscar um nome grande na próxima FA, aumenta e muito, nossas chances de conquistar algo grande. Um jogador experiente, não de idade, mas de vivência no esporte, um jogador para ensinar aos novos jogadores, para acelerar o desenvolvimento de jogadores menos experientes, e mais alguns nomes pontuais para compor o elenco, parece ser uma receita para o sucesso. Mas porque não buscar no draft? Acho que não valeria a pena, trocar uma temporada satisfatória, por uma escolha “baixa” de draft, que seja top 5, ou nada, o momento do Celtics é esse, desenvolvimento de jogadores como James Young, Marcus Smart, e outros. Já está na hora de dar o segundo passo, buscar a experiência prática, jogar os playoffs, e então chegar forte na FA.

O futuro é logo ali!

%d blogueiros gostam disto: