Bill Russell Completa 81 Anos

BILL RUSSELL

O dia de hoje (12/02) representa algo importante para o basquete e em especial para a NBA e todos os seus fãs. Bill Russell, um dos maiores nomes do Boston Celtics (único clube pelo qual jogou) e grande ídolo do esporte, completa seus 81 anos, com muita história pra contar, inúmeras glórias e um nome gigante.

Seu sucesso no mundo esportivo começou antes mesmo de se tornar um profissional, na universidade, onde sempre ostentou belos números. Porém os recrutadores universitários o ignoraram até que Hal DeJulio se interessou pelo jovem e o ofereceu uma bolsa de estudos, que mais tarde foi aceita. Em 1955, em seu segundo campeonato, Russell levou a Universidade de San Francisco ao seu primeiro título da NCAA com médias 21.4 pontos e 20.5 rebotes por jogo. Com números parecidos, voltou a levantar o troféu de campeão no ano seguinte. Nessa época, ele conviveu muito com o racismo e, por causa disso, muitos à epoca não o aceitaram como um dos melhores jogadores da história da NCAA.

O ano do bicampeonato foi também quando Russell se tornou um atleta profissional. No draft, o Celtics chegou a um acordo com o St. Louis Hawks para obter o pivô de 22 anos. Em seu primeiro ano, ele conseguiu médias de 14.7 pontos e 19.6 rebotes por jogo e nos playoffs daquele ano alcançou 24.4 rebotes por jogo. Junto com seus companheiros draftados na mesma noite que ele, e que mais tarde entrariam para o Hall of Fame, K. C. Jones e Heinsohn, conquistou seu primeiro anel. Mas tudo isso não resume 1956, pois o pivô também conquistou o título olímpico daquele ano em Melbourne.

Em seus treze anos como atleta, fez parte da composição de diferentes elencos de sucesso no time celta e venceu onze finais da NBA. Além do prêmio de MVP, que foi conquistado 5 vezes, ele também disputou o All-Star Game 12 vezes e foi MVP do evento em 1963. Esses são alguns dos títulos e prêmios que conquistou ao longo de sua carreira. Hoje, tem seu número aposentado pelo Boston Celtics e integra o Hall of Fame.

Durante e após sua carreira de jogador, chegou a ser treinador do Celtics (conquistando dois campeonatos, sendo que além de treinar, também jogava), do Seattle Supersonics (que hoje é o Oklahoma City Thunder), onde não obteve tanto sucesso e só chegou a disputar as semifinais da conferência, e do Sacramento Kings conseguindo apenas 17 vitórias em 58 jogos.

Essa é a história de um dos maiores campeões que o esporte já viu, Bill Russell escreveu seu nome na história e é sinônimo de sucesso. Seu jogo defensivo, seus clutchs, sua rivalidade com Wilt Chamberlain, e tudo que marcou sua carreira.

Hoje Russell completa seus 81 anos. Que esse ídolo possa viver muito mais e muito bem.

%d blogueiros gostam disto: