Dean Smith – * 28/02/1931 ┼ 07/02/2015

AP C04 JORDAN AND SMITH 14 S BKC FILE  NC

Luto no mundo do basquete e principalmente em toda a NBA. Faleceu ontem  na Carolina da Norte, o ex-treinador Dean Smith. Ele tinha 83 anos e deixa a esposa Linnea e os filhos Kristen, Kelly, Sandy, Sharon e Scott. A causa da morte não foi revelada pela família.

Eternamente na história por ter sido o descobridor de Michael Jordan, Smith foi duas vezes campeão universitário com North Caroline e medalha de ouro nos jogos olímpicos de Montreal, além de ter sido first class no Hall da Fama em 2007. Smith foi ainda eleito melhor técnico da NCAA nos anos de 1977, 79, 82 e 93.

Jordan emitiu um comunicado oficial no site do Charlotte Hornets, franquia da qual é proprietário:

–  Excetuando meus pais, ninguém teve maior influência na minha vida do que o treinador Smith. Muito mais que meu técnico, ele foi meu mentor, meu mestre e ainda se mostrou meu segundo pai, mesmo quando não havia necessidade. Eu o amo por isso e ao me ensinar a jogar basquete, me ensinou sobre a vida. Meu coração e pensamentos estão com Linnea e filhos. Nós perdemos um grande homem, que teve total impacto sobre seus jogadores, seu staff e principalmente, mudou para sempre a Universidade da Carolina do Norte.

Roy Williams, atual treinador da UNC e assistente de Dean por mais de dez anos, também manifestou seu pesar:

– Ele foi a imagem perfeita do que um treinador universitário deve ser. Será eternamente amado por todos nós e sentiremos sua falta para todo o sempre.

Dean Smith, indiscutivelmente,  deixa um grande legado para todos os amantes do basquete e a dúvida se o melhor da história seria o mesmo, caso não tivesse o privilégio de contar com seus ensinamentos.

 

%d blogueiros gostam disto: