Chris Paul multado em $25k após criticar arbitragem

121230235711-chris-paul-123012.1200x672

Após derrota do Clippers contra o Cavs na última quinta-feira, Chris Paul deu uma entrevista à ESPN americana criticando a arbitragem. Segundo o armador, a árbitra Lauren Holtkamp marcou faltas técnicas incorretamente, sem o menor embasamento. Ele declarou:

“Eu acho que nós temos que mostrar uma melhor compostura, mas ao mesmo tempo umas faltas técnicas foram ridículas. A técnica que eu levei foi ridícula. Eu não ligo para o que ninguém diz, eu não ligo para o que ela diz; foi terrível. De jeito nenhum aquilo pode ser uma falta técnica. A gente tenta sair com a bola rapidamente para o ataque e, quando fizemos isso, ela disse: ‘uh-uh’. Eu disse: ‘Por que uh-uh?’ E ela me deu uma técnica. Isso é ridículo. Se esse é o caso, isso pode não ser para ela.”

A controvérsia gerada após essa declaração foi relacionada ao gênero da oficial, lembrando que a maioria dos árbitros da NBA são homens e ela é a terceira mulher com uma posição fixa na liga. Adrian Wojnarowski, do Yahoo, postou no Twitter a opinião de um membro da associação dos árbitros:

Em tradução livre, ele alegou: “A NBRA desaprova os comentários pessoais e não profissionais feitos por Chris Paul. Ela pertence (ao quadro de árbitros da liga).”

O camisa 3 também recebeu apoio de pessoas envolvidas na liga que acreditam na crítica pura e simples a um árbitro, sem relação ao gênero. Uma delas foi Michele Roberts, diretora executiva da associação de jogadores da NBA, da qual Paul é presidente:

“Qualquer sugestão que Chris Paul poderia alguma vez se conduzir às mulheres de uma maneira desrespeitosa é completamente ridícula, ultrajante e evidentemente falsa.”

Ao se retratar, o jogador se limitou a dizer que seu comentário foi simplesmente sobre uma má decisão da árbitra e não relacionada ao fato de ser uma mulher. Mesmo com toda a atenção na mídia e opiniões divididas, a punição recebida pelo atleta foi de acordo com os padrões da NBA à critica de um membro da arbitragem, sem alteração no valor da multa ou advertências adicionais.

%d blogueiros gostam disto: