All Around: Análises Curtinhas do Basquete Mundial – Parte 1

bloggif_54c7cf78d31f8

James Ennis abrindo novos meios de embarcar na NBA.

James Ennis abrindo novos meios de embarcar na NBA.

O sucesso na Austrália: Seguindo o caminho traçado por James Ennis, outros prospectos americanos foram para a Austrália antes de passar definitivamente para o basquetebol americano. São eles Jordan McRae e DeAndre Daniels. Quando Ennis jogou na “Terra dos Cangurus”, arrebentou a concorrência com médias de Russel Westbrook: 21.2 pontos, 7.2 rebotes , 2.1 assistências, 1.4 roubos de bola e 4.2 turnovers! Por enquanto, os outros dois ainda não impressionaram tanto quanto o jogador do Miami Heat, mesmo assim McRae é um dos principais cestinhas da competição, com médias de 18.4 pontos; enquanto Daniels, que foi campeão universitário por UCONN, apresenta números menos expressivos, marcando em média 13.8 pontos e coletando 7 rebotes. Ainda jogam lá o jovem não-draftado Scottie Wilbekin e o veterano Josh Childress. Este último é o provável MVP da competição, com médias de 21.2 pontos, 9.2 rebotes e 4.2 assistências.

Navarro no estaleiro, vida difícil na Catalunha...

Navarro no estaleiro, vida difícil na Catalunha…

Irregularidade Catalã: O Barcelona perdeu para o irregular Laboral Kutxa no último final de semana, ocupando o sexto lugar na Liga Endesa. São duas derrotas nos últimos cinco jogos. Expandindo para os últimos quinze jogos são oito derrotas e sete vitórias. Um número bem baixo para uma equipe com o investimento do Barcelona. O fator contusão vem sendo importante, já que Juan Carlos Navarro, Alex Abrines, Brad Oleson e Marcus Eriksson (este fora da temporada) estão perdendo bastantes jogos, lembrando que todos são ala-armadores. Bom para os scouts, que curtem muito mais Mario Hezonja em quadra.

bloggif_54c7cf78d31f8

Fique de olho: O jovem Aleksandar Vezenkov vem se consolidando como um dos principal prospectos europeus. Ganhou aos poucos tempo de quadra na equipe grega do Aris, sendo hoje o principal jogador da equipe e um dos cestinhas do campeonato grego, comandando o time ao quinto lugar na competição. O búlgaro de 2.03 metros e apenas 19 anos vem fazendo em média 17.8 pontos e 7.5 rebotes em cerca de 32 minutos de ação. Na temporada anterior eram 11.1 pontos e 5.8 rebotes em 28 minutos, mostrando uma bela evolução.

Berzins curtindo um champagne. Vodka é para os inimigos russos

Berzins curtindo um champagne. Vodka é para os inimigos russos

Domínio quase inteiramente russo: A Liga VTB é o principal campeonato do Leste Europeu e o terceiro mais importante da Europa. Por causa disso, é sempre interesse de muitos scouts atrás de jovens talentos, além de ser lugar de encontro de veteranos e bons jogadores a nível Europeu, mas que não tem nível para atuar na NBA. Nas temporadas anteriores, a liga era dividida em dois grupos, contudo, os times lituanos não estão participando da atual edição. Com isso, se classificam os oito melhores dos dezesseis participantes. Um fato interessante é que dos dezesseis times, dez são russos, sendo que sete estão se classificando para a próxima fase. A equipe intrusa é o VEF Riga, da Letônia, que conta com o prospecto de NBA Janis Timma, já selecionado no draft de 2013.

%d blogueiros gostam disto: