Three Seconds: Há 11 anos acontecia o primeiro duelo entre brasileiros na NBA

Nene Hilário

Na última temporada tivemos o primeiro brasileiro campeão da NBA com Tiago Splitter no San Antonio Spurs e começamos 2014/15 com um recorde de sete jogadores do Brasil na liga, mas vale comemorar 11 anos do primeiro confronto entre compatriotas em um jogo de temporada regular.

No dia 05 de janeiro de 2004, o mesmo San Antonio Spurs era o atual campeão da NBA e viajaria até o Colorado para enfrentar o Denver Nuggets. Seria mais um jogo qualquer de temporada regular entre dois times da Conferência Oeste se não fosse um marco para o basquete brasileiro.

Logo após a conquista de seu segundo título na NBA, o time de San Antonio assinou com o ala brasileiro Alex Garcia, então com 23 anos, e depois de apenas dois jogos foi dispensado pela equipe, mas acabou entrando para história justamente no Colorado.

Porque no lado do Nuggets havia um pivô de 21 anos em seu segundo ano na NBA. Nenê foi selecionado pelo New York Knicks na 7ª posição do Draft de 2012 e imediatamente trocado para Denver na noite da seleção.

Em sua primeira temporada, Nenê, ou Hilário, como os americanos costumavam chamá-lo teve médias de 10.5 pontos e 6.1 rebotes sendo escolhido para o primeiro time de calouros.

No dia 05 de janeiro, Nenê seria titular do Nuggets juntamente com Andre Miller, Voshon Lenard, Carmelo Anthony e Marcus Camby para enfrentar o Spurs de Tony Parker, Bruce Bowen, Hedo Turkoglu, Tim Duncan e Rasho Nesterovic, mas quem tornaria a partida histórica seria Alex Garcia.

Com os sete minutos que teve em quadra, sua estreia na NBA, Alex participou do primeiro confronto entre brasileiros na Liga. O paulista de Orlândia errou todos seus quatro arremessos, mas somou duas steals enquanto Nenê atuou por 20 minutos e somou quatro pontos, um rebote e uma assistência apenas.

No fim, o Spurs venceu por 98 a 74 mesmo jogando em Denver, mas a partida entrou para a história por marcar o confronto entre Nenê e Alex na NBA, o primeiro entre brasileiros, há 11 anos.

%d blogueiros gostam disto: