Analisando os 15 primeiros dias de NBA

nba_logo

Bem amigos,

Como todo mundo sabe, a NBA começou terça-feira 28/10, e de lá pra cá já se foram 15 dias… Convicto disso, dissertarei alguns fatos consumados (ou não) que ocorreram nesse curtíssimo espaço de tempo. Os mais ouriçados, diriam que já pintou o campeão… Os mais conservadores diriam que até o Sixers pode ser campeão. Entretanto farei um misto na minha análise.

Surpresas:

É notório que as surpresas ficam por conta do Sacramento Kings, New Orleans Pelicans e Milwaukee Bucks. Se a temporada regular terminasse hoje as três estariam nos playoffs, ainda que sem mando de quadra, mas com uma nítida evolução desde a temporada passada.

Os Reis de Sacramento vem sendo comandado pelo imperador DeMarcus Cousins, que parece ter colocado sua cabeça no lugar e posto fim ao seu temperamento explosivo. Cousins conseguiu até aqui médias dignas de all-star com dígitos duplos em dois fundamentos (23 pontos e 11 rebotes).

Já a família Pelecanidae tem em seu plantel um jogador que pra muitos será o próximo MVP.  Anthony Davis vem com percentual e médias de MVP e se mantiver, o Pelicans alcançará voos maiores.  Além de Davis, Pels conta ainda com as voltas de Jrue Holiday e Ryan Anderson, o último inclusive é um forte candidato a sexto homem do ano.  Vale ressaltar também o garrafão da franquia. Com Omer Asik e Anthony Davis, o Pelicans conseguiu montar um garrafão fortemente defensivo e um dos melhores da liga.

Os veados de Milwaukee é a franquia que menos tem chance de firmar essa posição em que se encontra. Apesar de ter uma base muito boa, o Bucks sofre com a falta de experiência por ter um time repleto de jovens, ainda que promissores, mas sem bagagem na NBA. Sob a batuta de Brandon Knight, a franquia vem obtendo bons resultados e o mais importante, dando experiência ao novato e candidato a ROY Jabari Parker, e ao secundarista Giannis Antetokounmpo, futuros de Milwaukee.

Decepções:

Ahh, decepção… Impossível não falar do Cleveland Cavaliers. Panelicamente falando, LeBron James e Kevin Love montaram uma das maiores panelas da NBA na franquia de Cleveland. Resultado, montaram um mega time e obtiveram (lembrando, até aqui) uma mega decepção. O Cavs ocupa a modesta nona posição e estariam hoje fora da pós-temporada. Mas o que tem de errado em um time com Irving, LeBron e Love? Alguns apontam a falta de entrosamento, outros um time que não é bom na defesa (exceção de LeBron e Varejão). Fato é que os cavaleiros tem que abrir o olho e achar logo a solução, pois esse filme eu já assisti em 2012/13 e não terminou bem para uma certa panela formada no lado amarelo e roxo de Los Angeles.

Outra decepção vem do atual campeão da liga. O San Antônio Spurs vem com uma campanha medíocre e ocupa apenas a décima primeira posição, e assim com o Cavaliers, estaria fora dos playoffs. Engana-se quem acha que a franquia texana ficará nesse marasmo. Entrosamento, elenco (mesmo que de idade avançada), e técnico não faltam para o Spurs, e não me surpreenderia se daqui a mais 15 dias olhasse a classificação e visse a franquia entre os cinco primeiros.

E se a liga terminasse agora quem ganharia os prêmios individuais?

ROY: Nerlens Noel

MIP: Klay Thompson

SIXTH MAN: Isaiah Thomas

MVP: Stephen Curry

DPOY: Anthony Davis

 Vale uma ressalva:

Entre as surpresas, alguns podem considerar o Golden State Warriors como uma, mas por eu já achar que os guerreiros fariam uma forte campanha, não optei por coloca-los como surpresa.

Outra ressalva importante é para o Toronto Raptors. A franquia do Canadá está fazendo uma bela campanha, mas que para mim não chega ser um surpresa pela campanha que fizeram ano passado e pela fragilidade da conferência leste.

Do lado negativo, a ressalva é dada para o Oklahoma City Thunder e o Indiana Pacers. Não coloquei ambas as franquias como decepção pelas baixas nos elencos por conta das lesões. Os dois times fazem campanhas ruins, mas pela ausência dos seus grandes jogadores.

Enfim, essas são minhas análises para os 15 primeiros dias de liga e aguardo a de vocês nos comentários abaixo.

Grande abraço!

%d blogueiros gostam disto: