NBA quer mexer na pontuação do lance livre

lance_livre

Buscando agilizar o jogo e diminuir a quantidade de arremessos de lances livres por partida, a NBA estuda modificar a pontuação dos tiros em questão.

A idéia em estudo cogita estipular que no caso da ida para a linha do lance livre, o jogador tenha direito a apenas 1 (um) arremesso. Se por acaso, a falta desse origem a dois arremessos, o atleta efetuaria apenas 1 (um) chute, valendo 2 pontos. Caso a infração tenha sido cometida num arremesso para três pontos, o lance livre em questão teria essa pontuação, o que indiscutivelmente o transformaria num momento de grande tensão. Tiros de bonificação continuariam valendo 1 (um) ponto.

Não foi informado nada sobre lances livres oriundos de faltas técnicas ou demais punições menos recorrentes.

Para efeito de comparação, em média uma partida sem prorrogação (48 minutos de jogos) contempla 47 arremessos da linha do lance livre (fatalmente em playoffs da época em que Shaquille O´Neal atuava, era algo bem maior). Com estas medidas, a expectativa é que haja a diminuição para cerca de 26. A idéia  em questão deve primeiramente ser testada na D-League e após criteriosa avaliação, pode ou não ser implementada na Liga do melhor basquete do planeta.

%d blogueiros gostam disto: