Um “pequeno” notável de 14 anos

Bol Bol

Não é algo muito comum noticiarmos alguns jogadores que atuam apenas no ensino médio, Bol Bol é uma daquelas exceções a regra.

O filho de Manute Bol, ex-jogador do Washington Bullets (hoje Wizards), Bol é uma exceção não apenas por sua altura, 6’6ft (algo em torno de 2.10 metros) ao 14 anos, isso mesmo você não entendeu errado, CATORZE ANOS!, mas mesmo com toda esta altura Bol apresenta um nível de habilidade elevada atuando por Overland Park North High School como vocês poderão conferir no vídeo abaixo.

Manute Bol, pai deste “pequeno notável”, ainda detém o record de jogador mais alto da história da NBA com uma altura de 7’7 (um corpanzil de 2,31 metros!) atuando na NBA por quase uma década em franquias como, Washington Bullets(Wizards), Golden State Warriors, Philadelphia 76ers, Miami Heat na NBA além do Florida Beach Dogs pela CBA, Rhode Island Gulls pela USBL(United States Basketball League) e Libertas Pallacanestro Forlì da Itália.

 

Apenas a título de curiosidade,

Ao longo de sua carreira na NBA, Manute Bol atingiu a média de 2,6 pontos por partida, 4,2 rebotes, 0,3 assistências e 3,3 bloqueios (média de 18,7 minutos em quadra por jogo). Bol encerrou sua carreira na NBA com 1599 pontos, 2647 rebotes, e 2086 bloqueios, em 624 jogos durante 10 temporadas.

Até 2010, ano em que faleceu, Bol detinha os seguintes recordes na NBA:

  • Maior número de tocos na mesma parte (11 bloqueios), e no mesmo período (8 bloqueios- marca atingida por duas vezes).
  • O único jogador a atingir a marca de 15 bloqueios ou mais em partidas consecutivas
  • Maior média de bloqueios por minuto (0,176 tocos/minuto).
  • Segunda melhor média de bloqueios por partida: 3,36 (contra 3,50 de Mark Eaton).
  • 14.º Lugar – Jogador com maior numero de bloqueios na NBA – 2.086 bloqueios .
  • É o único jogador da história da NBA a colecionar nas suas estatísticas mais rejeições (tocos) do que pontos. Foram 2086 rejeições e 1.599 pontos nas 624 partidas que fez ao longo de dez temporadas.
  • Em 1987, Bol atuou ao lado de Muggsy Bogues, que tinha 1,60 m. Assim, o Washington Bullets teve o jogador mais alto da historia da NBA e o mais baixo atuando juntos, numa mesma temporada. A diferença de altura entre os dois era de incríveis 71cm.

Estes são apenas alguns referencias para o garoto “desconhecido” Bol Bol, lembrando que o jovem ainda tem 14 anos de idade e apesar de ainda estar em fase de crescimento, sim isso assusta!, não se sabe se ele continuará rumando para o basquete profissional ou não, mas fato é que caso ele continue sua carreira veremos um dos jogadores mais altos da história em breve.

Não vamos nos afobar dizendo que o garoto é o “Novo Alguém”, apenas vamos dar tempo ao tempo e esperar pra ver o que este pequeno notável fará em sua carreira.

%d blogueiros gostam disto: